Procedimentos
Procedimentos
ELETROCONVULSOTERAPIA (ECT)
A Eletroconvulsoterapia (ECT) é um procedimento seguro e eficaz, indicado para pacientes que não respondem aos tratamentos convencionais.
Como é realizado o procedimento?
Sob anestesia geral em ambiente hospitalar. Cada sessão envolve equipe médica e dura cerca de 2 horas, com aproximadamente 20 sessões necessárias

INDICAÇÕES
- Transtornos depressivos
- Transtorno Afetivo Bipolar
- Esquizofrenia/resistência a medicamentos
- Outros transtornos indicados pela equipe médica
CONTRAINDICAÇÕES
Não há contraindicação absoluta. Os riscos teóricos estão associados à anestesia geral e ao aumento transitório da frequência cardíaca durante o procedimento.
BENEFÍCIOS
A ECT é uma opção de tratamento para pessoas em que o tratamento medicamentoso é refratário ou contraindicado.
A segurança da ECT é semelhante e, em alguns casos, superior ao tratamento farmacológico comumente utilizado no manejo de transtornos mentais.
IMPORTANTE: A ECT é SEGURA para pacientes geriátricos e gestantes.
De acordo com a resolução nº 1.640/2002, a ECT só pode ser realizada em pacientes internados ou ambulatorialmente, após uma avaliação pré-anestésica, cardiovascular abrangente e psiquiátrica.
Para a realização do procedimento, é necessário a assinatura de um termo de consentimento, informando ao paciente e/ou ao familiar responsável a indicação, os riscos e os benefícios da ECT.

CETAMINA / ESCETAMINA
A cetamina, um anestésico de ação rápida, é utilizada como antidepressivo para tratar Transtorno Depressivo Maior.
Como é realizado o procedimento?
A cetamina pode ser administrada por infusões intravenosas, via intramuscular ou por sprays nasais. O procedimento é realizado em ambiente hospitalar, sob supervisão de uma equipe médica, com duração média de até 2 horas, em uma sala equipada para monitorização completa, garantindo a segurança do paciente.
A alta é liberada somente após a confirmação de ausência de reações adversas. A duração do tratamento é definida com base na avaliação médica e na gravidade de cada caso.
INDICAÇÕES
adultos que não tenham respondido adequadamente a pelo menos dois antidepressivos diferentes com dose e duração adequadas
no tratamento de ideação/comportamento suicida com risco iminente.
CONTRAINDICAÇÕES
A cetamina e a escetamina são consideradas seguras para a maioria dos pacientes, mas podem causar efeitos colaterais transitórios, como tontura, aumento da pressão arterial e sintomas dissociativos.
BENEFÍCIOS
Início de ação rápida;
Tratamento seguro e eficaz;
Efeitos colaterais toleráveis e transitórios.
IMPORTANTE: Para a utilização desta medicação é necessário a autorização por meio de termo de consentimento, do paciente e/ou familiar responsável.